28 de jun. de 2009

Origem e conservação da biodiversidade


Origem e conservação da biodiversidade

29 a 31 de Julho de 2009, Ribeirão Preto-SP

Visitem!

Ciência e Mídia – Capacitação em Jornalismo Científico

Parece interessante, confiram:

Com objetivo de fornecer ferramentas para a reflexão sobre os mecanismos e os processos de cobertura de temas de ciência e tecnologia em diferentes meios de comunicação – como televisão, rádio e internet, por exemplo – e aprimorar sua cobertura jornalística, será realizado o curso "Ciência e Mídia – Capacitação em jornalismo científico", em Recife, de 2 a 4 de setembro.

O curso, que é gratuito, terá 50 vagas e será voltado para jornalistas interessados em jornalismo científico, que já atuem, ou não, na área.

O programa do curso reúne palestras, mesas-redondas e atividades práticas ministradas por cerca de 20 profissionais com diversas atuações na área de divulgação científica.

Será oferecido auxílio – passagem, hotel e alimentação - para 20 jornalistas que atuem em universidades, institutos de pesquisa e meios de comunicação de massa no Nordeste, exceto Recife, local onde o curso será realizado.

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, da Assessoria de Comunicação do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz e da Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz.


SERVIÇO:
Início das inscrições: 22 de junho.


Público-alvo: jornalistas que atuem em meios de comunicação de massa,
universidades e instituições de pesquisa.


Fim das inscrições e prazo para postagem de documentação: 27 de julho
(não serão aceitos documentos com data de postagem posterior).


Formulário de inscrição:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=2977


Ementa e programação:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ementacienciamidia.pdf


Mais informações: decit@saude.gov.br


Endereço para envio da correspondência:

Ciência e Mídia - Curso de Capacitação em Jornalismo Científico

Ministério da Saúde

Departamento de Ciência e Tecnologia

Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 8º Andar, Sala 851

70058-900 Brasília – DF

Maria Joaninha Cascudo diz...

Aos meus caros "Não Idiotas"...




"A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? hahahahahahahahaha!... Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche"


Não sei de quem é o texto de fato... Deve ser algo entre Shakespeare, Arnaldo Jabor, Luís Fernando Veríssimo, Fernando Pessoa (rs, mas parece que na verdade é da escritora Ailin Aleixo)... Mas o que importa é a mensagem bem piegas, super filosofia barata, mas bem verdadeira. Dedico a todos as pessoas "sérias, profundas, pés no chão, cheias de conteúdo e não idiotas" que cruzaram a minha vida! Espero que algum dia elas esbarrem na felicidade! :)

P.S.: a imagem pertence ao "Bichinhos de Jardim", da Clara Gomes.